Bem-vindo ao site do NUPEG - Núcleo de Pesquisa em Petróleo e Gás
 

       O Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo 14 na UFRN (PRH ANP - 14) teve início no segundo semestre de 1999 com o objetivo de orientar a formação do Engenheiro Químico para o Setor de Petróleo e Gás (SPG) nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. A ênfase do programa é em Engenharia de Processos em Plantas de Petróleo e Gás Natural, atuando em três sub-áreas de especialização: Engenharia de Petróleo, Engenharia de Processos e Engenharia Ambiental.

       O programa tem apresentado bons resultados na formação de recursos humanos para o Setor de Petróleo e Gás à nível regional e destacada produção científica associada as especialidades do corpo docente, abrangendo as várias áreas de atuação do engenheiro químico.

       Esses resultados foram alcançados em função de uma oportuna alteração na grade curricular do curso de Engenharia Química com a introdução de duas disciplinas consideradas básicas: Introdução a Engenharia do Petróleo e Seminários de Petróleo e Gás Natural. A disciplina Seminários de Petróleo e Gás Natural foi concebida para trazer à sala de aula profissionais e gerentes das empresas do SPG, os quais, sob a forma de palestra, apresentam aos alunos suas empresas, dos processos industriais adotados, do mercado, das tendências tecnológicas, das demandas de recursos humanos e sobretudo das suas próprias experiências profissionais. A disciplina Introdução a Engenharia do Petróleo, ministrada com a participação de profissionais do SPG, propicia aos alunos além das aulas teóricas, visitas aos campos de produção de petróleo de nossa região, bem como das plantas de processamento.

       Um programa de estágios curriculares a serem cumpridos em empresas do SPG, completam o ciclo de ações idealizadas para dar aos alunos, além de uma base de conhecimentos associados a prática operacional, a oportunidade de interagirem com profissionais do Setor de Petróleo e Gás, conforme preconizados nos objetivos do próprio programa.

       O resultado dessa interação entre empresa e universidade se reflete nos conteúdos dos projetos de pesquisa em desenvolvimento através das monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado de nossos alunos, visando a solução de problemas específicos do SPG.

       A implantação do PRH-ANP 14 no Departamento de Engenharia Química foi bastante oportuna e resultou em um novo e promissor perfil de profissional formado para o SPG, cuja demanda por RH é bastante significativa no Estado do Rio Grande do Norte e na Região Nordeste.

Voltar